sábado, 11 de outubro de 2008

TOYOTA BANDEIRANTES

A Toyota do Brasil celebrará, durante o ano de 2008, 50 anos de atividades no Brasil.

Na próxima quarta-feira, 30 de janeiro, acontece a festa do cinqüentenário da Toyota na Sala São Paulo, na capital paulista, com a presença do presidente honorário da Toyota, Shoichiro Toyoda, filho do fundador da Companhia, Kiichiro.

Galpão da Toyota no bairro do Ipiranga, em São Paulo, 1958

A história da Toyota no Brasil começou em 23 de janeiro de 1958, com a instalação de um escritório no Centro da cidade de São Paulo. Em 1960, inaugurou sua primeira linha de montagem e lançou o primeiro veículo Land Cruiser, na modalidade CKD (Complete Knock-Down), que recebeu o nome de Bandeirante.

Em 1961, a Toyota adquiriu um terreno em São Bernardo do Campo (SP), onde instalou a primeira unidade industrial da Toyota fora do Japão, onde produziu o Bandeirante nacionalizado. Durante 40 anos, o modelo se posicionou como referência no mercado de utilitários.

Galpão da Toyota no bairro do Ipiranga, em São Paulo, 1960


A linha de produtos da Toyota no Brasil é composta, atualmente, pelo Corolla e Fielder, produzidos em Indaiatuba (SP), pela Hilux e SW4, fabricados na unidade industrial da Toyota Mercosul em Zárate (Argentina), e pelos modelos importados do Japão: os utilitários esportivos Land Cruiser Prado e RAV4, o sedã Camry, além dos luxuosos sedãs da marca Lexus, o ES350 e LS460L.

Nenhum comentário: