sábado, 11 de outubro de 2008

Laços de família





Laços de família

“Vai em frente, Denise”, eu encorajava a off-roader enquanto ela engatava a reduzida do Land Cruiser Prado, receosa de que o carro não conseguisse subir o barranco adiante. Dona de um Toyota Bandeirante, a designer de interiores Denise Martinez foi convidada por 4x4&Cia para andar no modelo que representa a evolução de seu jipe. Isso mesmo, o bom e velho Bandeirante pode ser considerado o avô do Prado.
A história da família Land Cruiser por aqui começou em 1958, quando a marca japonesa fundou a filial brasileira no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Lá era montada a Série 50, que vinha importada do Japão em peças. O veículo logo recebeu o nome Bandeirante, dado em homenagem aos homens que desbravaram o Brasil em busca de ouro e pedras preciosas nos séculos 17 e 18. Em 1962, a produção do jipe passou para São Bernardo do Campo, SP, onde se

manteve até novembro de 2001, com poucas mudanças significativas ao longo desses anos. O capítulo mais recente desta saga ocorreu em junho de 2003, quando chegou ao país o Land Cruiser Prado. Importado do Japão, o utilitário-esportivo nada tem a ver com o Bandeirante, pelo menos à primeira vista. Mas, como foi comprovado por Denise ao vencer o barranco, o Prado carrega sim o DNA off-road da família Land Cruiser. “Eu teria pena de fazer trilhas com um carrão desses, mas ele é valente”, disse.
Assim como o Bandeirante, o Prado é montado sobre chassi e possui suspensão por eixo rígido na traseira. Só que o jipe conta com eixo rígido também na frente e feixes de molas nas quatro rodas, enquanto o SUV tem suspensão dianteira independente e molas helicoidais na frente e atrás. Um visa a durabilidade e a resistência para agüentar pancadas, o outro valoriza mais o conforto.

| POR: Isis moretti .:. Fotos: Eduardo Nabuco | Leia matéria na íntegra na revista impressa |


Pegue carona com uma “Toyoteira” e descubra o que muda entre os Toyota Bandeirante e Land Cruiser Prado, dois 4x4 separados
por mais de 40 anos de projeto


Safra 2005

O mês de outubro é especial para os brasileiros que gostam de carro. É nele que se realiza, a cada dois anos, o Salão do Automóvel. Em 2004, a mostra acontecerá entre os dias 21 e 31. Portanto, cancele os compromissos, desmarque o futebol com os amigos e arrume um jeito de ir até lá. A 23a edição da mais importante feira automotiva da América Latina promete uma avalanche de novidades. E os amantes de veículos off-road e 4x4 terão muito para ver.
Um dos modelos mais esperados ainda não estava confirmado até o fechamento desta edição. A nova Hilux, que será fabricada na Argentina a partir do próximo ano, deve ser o foco dos holofotes no estande da Toyota. Antecipada por 4x4&Cia na edição passada, a picape chega completamente reformulada. Design arrojado, maior espaço interno e novos motores turbodiesel

(2.5 de 120 cavalos e 3.0 de 160 cavalos) são as características do modelo 2005. Em uma categoria superior está a atração da Land Rover, o Discovery de 3a geração. Novo por completo, o SUV tem como destaque o sistema de tração 4x4 Terrain Response, que controla os recursos do carro apropriados para situações como asfalto, terra, neve, lama, pedras ou areia. Estará disponível com motores V8 a gasolina de 300 cavalos ou 2.7 turbodiesel de 190 cavalos.

| POR: Daniel Messeder | Leia matéria na íntegra na revista impressa |


Muitas das novidade
4x4 que ganharão as trilhas no próximo ano estarão na 23º edição
do Salão do Automóvel


Veículos 4x4 usados estão mais baratos

Enquanto o preço do carro zero sobe, o do usado cai, reflexo da dificuldade da classe média em comprar produtos de consumo. Para quem gosta de veículos fora-de-estrada, uma boa opção está no mercado de usados, no qual os preços são mais atraentes e a oferta é muito ampla. Segundo pesquisa da Agência AutoInforme, os 4x4 usados tiveram queda média de 0,57% no último mês.
Foram comparados os preços de todos 4x4 nacionais (inclui Mercosul) fabricados de 1998 a 2004 com base na cotação da Molicar. No total, são 94 modelos de seis montadoras: Chevrolet, Ford, Land Rover, Mitsubishi, Nissan e Toyota. Contando todas as versões ano-modelo, foram

avaliados os preços de 296 veículos.
Diversas versões de picapes como Ranger e Hilux ou ainda os jipes Defender e Bandeirante ficaram mais baratos. A maior queda de preço no mês foi da picape Ranger XL cabine dupla motor 2.8 turbodiesel ano 2003, que tinha o preço cotado em R$ 54 mil no mês anterior e agora custa R$ 51,8 mil – queda de 4,4%. O preço do utilitário-esportivo Blazer Executive com motor 4.3 V6, ano 2000, caiu 2,4% – de R$ 35.490 para R$ 34.650.

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