terça-feira, 21 de outubro de 2008

O jipe BJ50LVB, de entreeixos mais longo. A substituição do motor Mercedes por um Toyota de rotação mais alta foi rejeitada por parte dos compradores


Em outubro a marca de 100.000 unidades produzidas era alcançada, mas o fim do Bandeirante estava próximo. Apesar de mais moderno que os antigos Mercedes-Benz, o motor 14B já não se enquadrava nas normas de emissões de poluentes que entrariam em vigor. No início de 2000 a Toyota iniciava estudos para substituí-lo por um propulsor mais atual, talvez um turbodiesel de menor cilindrada, a exemplo do Land Rover e do JPX. Mas as opções disponíveis se mostravam inviáveis.

Depois de mais de quatro décadas com um importante papel no desenvolvimento do País e sendo sinônimo de robustez a toda prova, a última unidade do Bandeirante -- um jipe curto com capota de aço -- deixava a linha de produção, levando a sério um de seus maiores slogans publicitários: "o Toyota fica e os outros passam", com sua foto ao lado de um ferro-velho, ou "o Toyota passa e os outros ficam", mostrando-o em um atoleiro.

2 comentários:

z.artes disse...

como podemos obter maiores informações sobre o Clube Toyota Bandirantes???

Unknown disse...

BOM DIA , ALGUÉM PODERIA ME INFORMAR SE EXISTE ALGUM PAÍS QUE AINDA FABRICA OS JIPES TOYOTA TIPO BANDEIRANTE?, MEU E-MAIL
nesmith@ig.com.br DESDE JÁ AGRADECIDO NO AGUARDO